Hoje é: Quarta, 22 Out 2014
..:..    
Mestres e Griôs do Brasil

A série Mestres e Griôs do Brasil - Edição Vale do Paraíba elaborada pela Fundação José de Paiva Netto e produzida com o apoio da Kobe Elija Veículos Ltda, por meio da Lei Rouanet, é mais uma oportunidade de contribuir para o estudo, em sala de aula, de assuntos como a formação do povo brasileiro, a escravidão nas Américas, a cultura tradicional popular do Brasil – entendendo a pluralidade nacional e a influência da cultura africana e tantas outras – além de valorizar, preservar e divulgar o patrimônio imaterial do país.

Com a duração de 24 minutos cada, os vídeos mostram a atuação dos Mestres e Griôs no Vale do Paraíba, apresentando, em cada documentário, uma análise histórica do período em que se desenvolveu determinada manifestação afro-cultural no Brasil, convidando-nos a conhecer as principais características de cada uma delas e a importância da contínua transmissão oral dessas expressões em nossa cultura.

O projeto também tem como objetivos contribuir para a formação de uma consciência crítica nos jovens e adolescentes do ensino fundamental e médio das escolas públicas brasileiras, possibilitando também uma reflexão crítica para a compreensão da tradição regional que o rodeia.

Além dos objetivos citados acima, outros dois aspectos norteiam esse trabalho: o entendimento da escola como um local de diálogo, aprendizagem e convivência, em que é possível vivenciar a própria cultura e as diversas formas de expressão de um povo, e também a preocupação de contribuir para a propagação da História e Cultura Afro-Brasileira com o uso dos documentários da série em sala de aula, colaborando com o cumprimento da Lei 10.639 de 2003, no resgate da contribuição do povo negro na área social, econômica e política, pertinentes à História do Brasil.

Propomos a seguir algumas atividades que vão contribuir para esse debate e ampliar o conhecimento do aluno a respeito da história da cultura e formação do povo em que está inserido. Nesta primeira edição os temas abordados serão: Tradição Oral, Tambores, Congada, Jongo, Capoeira, Moçambique, Maculelê e Clubes Sociais. O professor poderá apresentar aos alunos cada uma dessas manifestações por meio da exibição dos vídeos e desenvolvimento das atividades.

 
Professor, você utiliza vídeos em sala de aula?
 
O uso de vídeos em sala de aula é: